terça-feira, 15 de setembro de 2009

ARTE AFRICANA/ADINKRA

Desconheço o autor (Dreamstime.com)
A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional e expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva. Visitando os museus da Europa Ocidental é possível conhecer o maior acervo da arte antiga africana no mundo.

A Arte Africana tem enumeras faces hoje vamos explorar a Simbologia Adinkra

SIMBOLOGIA ADINKRA Entre as manifestações culturais da nação Ashanti, destaca-se o estampado adinkra. Encontra-se também no povo Gyaman, da Costa do Marfim. Adinkra são simbolos que representam proverbios e aforismos. É uma linguagem de ideogramas impressos, em padrões repetidos, sobre um tecido de de algodão.

Considerado como um objeto de arte, o adinkra (adeus, em twi) constitui um código do conhecimento referente às crenças e à historia deste povo. A escrita de símbolos adinkra reflete um sistema de valores humanos universais: Familia, integridade, tolerancia, harmonia e determinação, entre outros. Existem centenas de símbolos e a maioria deles é de origem ancestral, sendo transmitidos de geração em geração. Muitos representam virtudes, sagas populares, proverbios ou eventos históricos. Os ganeses geralmente escolhem suas roupas para usar segundo o significado das cores e dos símbolos estampados nelas. A estampa e a cor expressam sentimentos de ocasiões específicas como festas de funerais, festivais tradicionais, ritos de iniciação como o da puberdade, casamentos, durbars etc. Alegria está relacionada a cores alegres e ao branco, enquanto que para funerais e luto predominam as cores como azul e vermelho escuros, marrom ou preto. Quando as pessoas vestem vermelho escuro ou marrom, isso significa que recém perderam um parente próximo. A cor preta ou azul escuro demonstra a dor prolongada pela perda de uma pessoa amada como os pais, filhos ou companheiro. Adinkra significa adeus.

Originalmente esses símbolos eram usados para enfeitar o vestuário destinado às cerimônias fúnebres. Os desenhos eram feitos recortando-se os simbolos em cacos de cabaça, para usá-los como carimbos sobre os tecidos. Posteriormente, os tecidos Adinkra passaram a ser usados por líderes espirituais em cerimônias e rituais. Evitava-se usá-los no dia a dia, também pelo fato de que a tinta desbotava ao lavar. No séc 17 foi introduzida no Imperio Ashanti (Akan) e diziam que um homem Ota Kraban foi a Gyman,reino vizinho e trouxe o primeiro tear. A partir de então designou-se como tarefa maculina a urdidura e a estamparia (hoje isso mudou,a estamparia também é feita por mulheres, mas o tear continua sendo masculino)

A tinta empregada para tingir era extraida da árvore kuntunkuni e a clara de ovo auxiliava no brilho. Esses símbolos além de serem usados em estamparias de roupas e tear eram entalhados nos banquinhos dos imperadores Ashantis. Ainda que hoje em dia diferentes símbolos sejam empregados em roupas podendo representar sentimentos particulares à escolha de quem usa, cabe ao imperador uma estampa exclusiva. Atualmente, os tecidos Adinkra são usados pelos ganenses em diversas ocasiões, tais como casamentos, batismos e rituais de iniciação. Além de serem usados sobre tecidos, também se aplicam nas paredes, na cerâmica e nos logotipos.

Vamos conhecer alguns símbolos Adinkras e seus significados:
Verdade
Sinceridade
Sabedoria
Paz
Olho do amor
Esperança Entendimento Duas cabeças pensam melhor do que uma Dois bons Amigos Confiança em Deus Esperança Deus zela por todos Dinamismo/Versatilidade União nas relações Democracia e Unidade Amor Seguro Humanidade Forte Adaptabilidade Harmonia
Compreensão
Paciência e Tolerância
Prudência
Coragem, bravura e heroísmo
No video abaixo podemos observar algumas pessoas de uma mesma família trabalhando com Adinkras
Este vídeo demonstra a técnica para imprimir as Adinkras no Tecido pelos habitantes Ghana :

(Retirado do Youtube postado por Odaat50)

18 comentários:

  1. MuitO bom , mais eu queria o resto de significados !
    Gostei muito !

    ResponderExcluir
  2. marcela fontana andrade5 de maio de 2010 às 16:03

    eles são muitos lindos arrasaram!!

    ResponderExcluir
  3. se vcs colocassem o significado de tds iria ficar de++ galera...

    ResponderExcluir
  4. ADOREI SEU TRABALHO MUITO COLABOROU COM UM ESTUDO PARA GINCANA NA MINHA ESCOLA
    oBRIGADA
    Márcia Rios - RJ

    ResponderExcluir
  5. adorei o trabalho ajudou bastante na pesquisa do meu trabalho escolar .

    ResponderExcluir
  6. qual é o simbolo do significado de ATITUDE?
    eu não achei!
    legal o trabalho seu!
    DEUS TE ABENÇOE............!

    ResponderExcluir
  7. Olá não encontrei especificamente ATITUDE mas acho que o que melhor se encaixa é

    AKOFENA "Espada de guerra"

    Símbolo de coragem, bravura e heroísmo

    As espadas cruzadas foram um motivo popular nos escudos heráldicos de muitos dos antigos estados Akan.Além de reconhecer a coragem e bravura, as espadas podem representar a autoridade do Estado legítimo.
    Vou postá-lo.
    Beijo Obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei muuuuuuito dos vídeos e os símbulos.

    manuela

    ResponderExcluir
  9. gostei muito dos simbolos que mim ajudou a fazer o trabalho da escola ta

    ResponderExcluir
  10. Olá.. muito bacana seu trabalho!
    Queria saber qual simbolo representa família...

    obrigada

    ResponderExcluir
  11. vlw mesmo o q eu precisava era disso

    ResponderExcluir
  12. eu nao consigo copiar e colar pq?

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber o significado do quarto simbilo do quadro que tem todos.

    ResponderExcluir
  14. Ola!!
    Estou querendo tatuar um simbolo Adinkras, gostaria de me aprofundar mais, qual religião perterce e etc, vc sabe me informar aonde acho mais informações?? Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir